Acompanhe a gente:
Olá, viajantes aventureiros! Hoje quero compartilhar com vocês a emocionante experiência que tive ao visitar o Moinho Povos Unidos em Holambra, uma cidade encantadora que abriga essa joia histórica. Preparem-se para vivenciar um mundo de tradições, cultura e uma vista panorâmica de tirar o fôlego que certamente vocês vão adorar!
Sobre o Moinho
Inaugurado em 2008, o Moinho Povos Unidos se destaca como o maior moinho de vento da América Latina. Ele impressiona sobretudo com seus impressionantes 38,5 metros de altura e uma envergadura de 24 metros, essa maravilha arquitetônica atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Jan Heijdra, um habilidoso construtor holandês, construiu utilizando a autêntica técnica holandesa. No entanto, na época da construção, Jan Heijdra, tinha 82 anos e residia na Holanda, onde já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos. Uma homenagem à imigração dos holandeses que deu origem à cidade de Holambra.
Ao chegar, as majestosas pás do moinho irão recebê-lo, girando no ritmo do vento. É uma visão simplesmente deslumbrante! Cobra-se uma taxa para entrar e explorar o interior do moinho, mas com certeza vale a pena! Por fora a visita é gratuita e igualmente fascinante. Recomendo fortemente que você aproveite a oportunidade de explorar cada detalhe desse icônico símbolo da cidade.
Ao adentrar o moinho, os funcionários me receberam muito bem e explicaram o funcionamento dessa imponente estrutura. Às vezes é possível encontrar alguém por lá que nem fale português, como os responsáveis pela operação e manutenção do moinho. As escadas íngremes podem ser um desafio, mas aqui vai uma dica: desça de costas para facilitar o caminho. A cada andar que subia, minha expectativa aumentava, e posso garantir que valeu a pena!
Funcionamento do Moinho
Com cinco andares ao todo, o Moinho Povos Unidos abriga um quarto andar especial, onde um deck oferece uma vista panorâmica da cidade de Holambra. Do alto, pude apreciar a paisagem exuberante, repleta de belas flores e dos típicos campos coloridos que fazem dessa região um verdadeiro paraíso.
Uma das coisas mais fascinantes sobre esse moinho é que ele é completamente funcional, desde que haja vento suficiente. É incrível testemunhar as engrenagens e as pás em movimento, mesmo que ele não esteja moendo nada é possível comprender todo seu funcionamento. É como se o tempo parasse e você voltasse a uma época em que os moinhos eram essenciais para a comunidade.
Dois aspectos me cativaram em particular: A primeira foi descobrir sobre o elevador “automático” que transporta os grãos para a parte superior e, em seguida, desce a farinha. A segunda experiência foi no deck, onde pude me aproximar das pás em movimento e ouvir o som do vento batendo nas lonas, enquanto as pás passavam bem perto. Esse momento proporcionou uma noção real da magnitude do moinho, algo que não se pode vivenciar apenas do lado de fora.
Se você tem interesse em mergulhar ainda mais nessa história, os funcionários estão sempre dispostos a compartilhar informações adicionais sobre o funcionamento interno do moinho. Eles são verdadeiros conhecedores e podem responder a todas as suas perguntas.
Portanto, se você estiver planejando uma viagem a Holambra, reserve um tempo para visitar esse tesouro histórico. Tenho certeza de que o Moinho Povos Unidos proporcionará momentos inesquecíveis para sua coleção. Explore o interior, maravilhe-se com a vista panorâmica e deixe-se encantar pela magia dos moinhos!
Informações
1:30, considerando Entre 2 e 3 horas, para conhecer o Parque.
Qua. à Dom. – 10:00 às 17:00
O valor da entrada atualizado e as regras de descontos e meias entradas podem ser encontrados na página de informações do Moinho Povos Unidos.
Não há venda de entradas online, mas a visitação é rápida e mesmo que haja alguma fila ela costuma andar rápido.
Bem do lado do moinho há um portal menor da cidade, neste portal está o monumento de homenagem à Piet Schoenmaker.
O moinho fica bem no início da Alameda Maurício de Nasau, que contém diversos dos pontos turísticos de Holambra, portanto, considere começar um roteiro a pé a partir do moinho passando pelos pontos turísticos da alameda até o Deck do Amor.
Do lado do moinho também há uma pequena loja de lembrancinhas em um container verde. Pouco mais ao lado há um galpão que costuma ter artesanato local.